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X-ERP - Atividades Básicas do Processo Financeiro |
Algumas atividades como cadastros básicos e configurações são necessárias para o que o processo do financeiro funcione corretamente.
•Fechamento de Caixa: Para pedidos que tenham ficado em aberto no sistema (isso é parametrizado na configuração do Sistema), podem ser recebidos e entrar no fluxo de caixa por esse programa, Quando é concluído um recebimento no caixa ocorre algumas ações, sendo elas:
➢Alteração da situação do pedido de A – Aberto para P – Pago;Quando o pedido fica com situação de P – Pago, ele se torna faturado o sistema realiza a baixa de estoque dos itens; ➢Quando há um recebimento no fechamento de caixa o sistema gera um título que pode ficar com situação de aberto ou pago.
Ainda há uma situação de quando o cliente faz uma devolução de item o sistema gera um titulo de crédito que fica disponível para utilização, segue abaixo cada situação especifica:
➢Títulos em Aberto: Há dois tipos de documento podem alterar a situação do pedido de Aberto para Pago. Porém esses documentos ficam em aberto podendo ser recebido posteriormente pelo financeiro. Esses documentos são o boleto e Pendência; ➢Títulos Pagos: Alguns documentos assim que são criados já ficam com situação de pago, quando o cliente paga em Dinheiro, Cartão de Credito e Debito, já são finalizados ficam com situação paga; ➢Títulos de Credito: Quando um cliente efetua uma devolução de mercadoria, o sistema gera um titulo negativo, a ser utilizado em um momento oportuno a ser escolhido pelo cliente. Quando o cliente tem um credito o sistema mostra esse valor disponível para utilizar no fechamento de caixa. E quando é utilizado o título de Credito fica Pago. ➢O sistema gera um Borderô que mostra como o(s) pedido(s) foram recebidos com cada documento(s) pago(s) e em que conta entrou esse(s) valor(es);
•Relatório de Fechamento de Caixa: Esse relatório exibe, um os registro de tudo que saiu e entrou financeiramente em determinada conta no financeiro. No final desse relatório o sistema também faz um totalizador, mostrando os totais de cada tipo de documento;
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•Fornecedor: Todos os fornecedores que a empresa possui deverão ser cadastrados no sistema, seja os fornecedores de materiais para revender, matéria-prima ou prestadores de serviço;
•Obrigações da Empresa: As obrigações da empresa tratam-se de todas as contas que a empresa precisa pagar. O usuário pode alimentar cadastrando nesse programa as contas a pagar. Ou o sistema alimenta essas informações quando uma ordem de compra é gerada, colocando como condição de que essa é uma obrigação de previsão de pagamento, onde será apenas efetivada quando essa ordem de compra for baixada, quando for dado entrada na nota fiscal dessa respectiva nota; Obrigações da Empresa (Contas a Pagar)
•Baixa de Ap’s: aqui o usuário vai baixar, ou seja, informar o pagamento das AP’s, poderá solicitar as contas utilizando os filtros, poderá buscar as obrigações da empresa pela data, fornecedor, vencimento, entre outras informações. Essas contas podem ser pagas em seu valor total ou parcialmente. É muito importante a questão da informação da conta que pagará o valor;
•Contratos de AP’s: Esse programa o usuário poderá cadastrar varias AP’s de uma única vez;
•Lançamento de Despesas: Esse é um programa que deve ser utilizado principalmente para quando há uma saída de caixa para pagamento de uma despesa eventual, ou de ultima hora. No mesmo momento que o usuário criará uma AP para registrar a obrigação da empresa, também se informa a conta que está realizando esse pagamento para que a redução do seu saldo financeiro possa ser feito; Lançamento de Despesas - Contas a Pagar
•Borderô de Pagamentos: O sistema armazena as informações de como foi feito um pagamento, como qual o a obrigação da empresa quitada, ou paga parcialmente e qual foi a conta que efetuou o pagamento da mesma;
•Documento de Financeiro: Tem influência nos Documentos de Estoque que foi dado entrada no sistema, pois quando a pessoa responsável pelo financeiro visualiza o documento e o contabiliza não é mais possível alterar informações que influenciem no valor total do documento;
•Adiantamentos a Fornecedores: É uma ferramenta do sistema que possibilita um pagamento adiantado ao Fornecedor, podendo ser abatido do valor total no momento da baixa de uma obrigação a pagar ao mesmo;
•Contrato de Empréstimo: No contrato de empréstimo gera a entrada no caixa do valor acordado, além de gerar as parcelas a pagar mensalmente pelo empréstimo adquirido e os juros e taxas do mesmo ;
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•Cliente: Registra e consulta o cadastro de todos os clientes a empresa possui, sendo possível verificar os registros de contatos realizados, uma vez que tenham sidos registrados, os títulos a pagar, a receber, e demais dados de seu cadastro;
•Títulos: Todo tipo de recebimento que a empresa possui deve estar registrada dentro dos títulos, tanto as que foram recebidas no mesmo momento de sua geração (como por exemplo em dinheiro, cartão de credito e debito, etc.) como também as que serão recebidas a prazo (Cheque a prazo, pendencia, etc.):
➢Títulos em Aberto: Há dois tipos de documento podem alterar a situação do pedido de Aberto para Pago. Porém esses documentos ficam em aberto podendo ser recebido posteriormente pelo financeiro. Esses documentos são o boleto e Pendência;
➢Títulos Pagos: Alguns documentos assim que são criados já ficam com situação de pago, quando o cliente paga em Dinheiro, Cartão de Credito e Debito, já são finalizados ficam com situação paga;
➢Títulos de Credito: Quando um cliente efetua uma devolução de mercadoria, o sistema gera um titulo negativo, a ser utilizado em um momento oportuno a ser escolhido pelo cliente. Quando o cliente tem um credito o sistema mostra esse valor disponível para utilizar no fechamento de caixa. E quando é utilizado o título de Crédito fica Pago. |
•Contas Bancarias/ Caixas;
•Movimentações Bancarias;
•Transferência entre Contas;
•Transferência entre Contas Completo;
•Leitura de Cheque Devolvido; •Transferência de Cheques; •Movimentação de Cheques para Deposito; •Listagem de Adiantamento de Fornecedores; •Conciliação Manual de Movim. Bancarias; •Conciliação Bancaria – Leitura de Extratos;
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