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O programa Pedido/Orçamentos dos Clientes, tem como objetivo cadastrar, alterar, excluir e também imprimir os pedidos emitidos pelo representante
comercial. Os pedidos que a empresa recebe são o início de muitos processos internos da empresa, processos de produção, crédito e cobrança,
faturamento, estoque, expedição, livros fiscais e títulos a receber. Os pedidos podem ter vários status, orçamento, pedidos, faturados.
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O cadastro de pedido/orçamentos dos clientes tem como pré requisitos:
1)Número do Pedido;
2)Data;
3)Clientes;
4)Condições de Pagamento;
5)Tipo de Documento;
6)Depósito/Estabelecimento.
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No menu principal, selecione: Comercial -> Faturamento -> pedido de Cliente
A tela de pedido/orçamento é uma pagina bastante extensa dividindo seu conteúdo em abas.
A parte superior trás os dados gerais do cadastro do pedido do cliente como: numero do pedido, cliente hora, etc.
Pedidos: Seleciona um pedido já cadastrado.
Pesquisar por: Pesquisar um pedido cadastrado por várias opções como: por data do pedido, por valor, código do cliente, etc.
Tipo de Pedido: Seleciona o tipo de pedido pré cadastrado, como por exemplo: Pedido futuro, Orçamento, etc.
Número do Pedido: O numero do novo pedido é sequencial será gerado automaticamente pelo sistema.
Data: Data da abertura do pedido, gerado automaticamente pelo sistema.
Horário Inicial: Refere-se a horário inicial na geração do pedido.
Horário Final: Refere-se a horário final na geração do pedido.
Clientes: Seleciona o cliente da empresa.
Código região: Seleciona a região de cobertura da empresa.
Condição pagamento: Seleciona uma condição de pagamento pré cadastrada pelo usuário.
Tipo de Documento: Seleciona uma forma de pagamento pré cadastrada pelo usuário como por exemplo: Dinheiro, Boleto bancário, etc.
Tipo de Movimento: Os tipos de movimentos são listados os que tem marcado que tem cliente, não precisa ter acesso liberado a este tipo de movimento.
Normalmente são utilizado o Tipo de Movimento 500 - Vendas, 580 - Saída de uso de consumo.
O sistema traz como padrão o tipo de movimento 500 - Vendas. |
Como já mencionado, o formulário de pedido é muito extenso, por isso possui também várias abas para inclusão das informações.
Cada aba possui campos que irão agregar informações ao pedido, algumas informações são obrigatários como inserção de produtos do pedido, as demais vai depender dos processos de geração do pedido da empresa.
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Na aba Dados do Pedido estão as informações relacionado a situação do pedido assim como os dados do representante da venda.
Situação pedido: Seleciona um status pré cadastrado do pedido como: aberto, fechado, faturado, etc.
O pedido no na situação FATURADO, não poderá mais ser alterado. |
Depósito/Estabelecimento: O Depósito/Estabelecimento refere-se ao local de retirada do produto da venda.
O tipo de depósito será denominado por padrão PA - Produto Acabado |
Pedido do Cliente: Quando o cliente possui um numero de pedido de compra e deve ser informado neste campo.
Nome do Contato / Ciente: Nome do contato na empresa cliente.
Telefone contato: Telefone para conta com a empresa cliente.
Representante: Representante comercial da empresa.
Vendedores: Vendedor responsável pela geração do pedido.
% Comissão: Comissão do vendedor para este pedido.
Nome do Comprador - Comissão: Nome do Comprador - Comissão
Valor da Comissão do Comprador: Valor da Comissão do Comprador
Itens do Pedido: Quantidade de itens no pedido.
Quantidade de Peças: Quantidade de peças total do pedido.
Valor produto: Refere-se ao valor do produto.
Valor do IPI: Soma do valor de cada produto que tenha o valor do IPI agregado.
Valor frete: Refere-se ao valor do frete.
Desconto frete: Informa o valor do desconto do frete.
Valor frete pago: Informa o valor do frete pago.
Percentual Desconto 1: Informa o valor em porcentagem do desconto.
Percentual Desconto 2: Informa valor em porcentagem, caso tenha mais de um desconto para aplicar.
Valor desconto: Informar o valor de desconto para o pedido.
Valor substituição tributaria: Informar o valor total da soma dos produtos com substituição tributária.
Valor promoção: Valor promoção
Valor total: Valor total do pedido.
Observação: Campo destinado para observações pertinentes ao cadastro do pedido.
Proposta: Envia arquivo PDF ou imagem para o servidor para consulta posterior.
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Para ratear o valor do frete e apenas mostrar o valor no total, basta informar o valor do frete e selecionar o botão verde chamado "Ratear Frete".
Após conformar como mostra na imagem abaixo o valor total do pedido será acrecido no valor do pedido.
Para que o valor do frete seja diluído nos produtos, basta mudar a "chave" como mostra a imagem abaixo.
Esta operação fará com que o valor do frete seja diluído no "preço unitário".
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Na aba Produtos o usuário deverá adicionar os produtos do pedido.
Para inserir os itens do pedido basta entrar com o código do produto na coluna Cod.Produto ou entrar com a descrição do produto na coluna Descrição.
Caso os itens do pedido seja inserido no campo descrição, basta o usuário entrar com parte da palavra que o sistema ira buscar os itens correspondente cadastrado no banco de dados.
A imagem abaixo ilustra o preenchimento pela descrição do produto.
Abaixo temos a imagem de um exemplo de item selecionado e com os demais campos preenchidos.
ATENÇÃO: para que seja calculado corretamente os valores dos itens é necessário que o usuário entre com o valor da quantidade de itens e seu valor unitário. |
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Impressão do Pedido: Para visualizar as informações do pedido, o usuário poderá selecionar o ícone de impressão de pedido padrão. A tela abaixo é um exemplo de folha de impressão de pedido.
Gera Nota: Irá gerar uma Nota Fiscal Eletrônica com os dados do pedido. A imagem abaixo mostra informação da geração da nota no canto superior esquerdo do vídeo.
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Base data faturamento: Data base para faturamento.
Lança IPI na 1 parcela?: Caso selecionado, irá lançar o valor do IPI somente na primeira parcela.
Código do Banco: Código/nome do banco arrecadador.
Quantidade de Parcelas: Campo somente para leitura do numero de parcelas.
Valor parcela: Informa o valor da parcela.
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A aba Dados da Entrega possui dois campos para coleta de informações a respeito da entrega do pedido, Endereço de Entrega e Dados da Entrega.
ATENÇÃO: Apesar da maioria dos campos não estarem marcados como obrigatórios, é de suma importância que todos os campos sejam preenchidos evitando assim erros ao enviar a NF-e do pedido para validação no SEFAZ. |
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Para que seja gerado o título e a comissão e necessário que a Condições de Pagamento tenha um valor válido. |
Em Endereço da Entrega o usuário irá preencher o máximo possível de campos relativo a endereço do cliente.
Endereço entrega: Informa o endereço de entrega do pedido.
Numero entrega: Informa o número do prédio para entrega do pedido.
Complemento/observação: Informa, caso seja necessário, complemento do endereço.
Bairro entrega: Informa o bairro do cliente.
CEP entrega: Informa o CEP do cliente.
Cidade entrega: Informa a cidade do cliente.
UF (Unidade de Federação): Informa Unidade de Federação para entrega.
DDD entrega: informa o DDD da localidade de entrega.
Telefone entrega: Telefona do cliente para entrega.
Quantidade volumes: Informa a quantidade de volume para a entrega.
Marcas: informa a marcas dos itens do pedido.
Especie: Informa a especie dos produtos do pedido.
Nome separador: Refere-se a nome do separador.
Nome conferente: Refere-se ao nome do conferente.
Nome emissor: Refere-se ao nome do emissor.
Transportadoras: Transportadora responsável pela entrega do pedido.
Placa veiculo: Refere-se a placa do veículo.
UF do Veículo: Refere-se a Unidade de Federação do veículo.
Placa reboque: Refere-se a placa do reboque.
UF do Reboque: Refere-se a Unidade de Federação do veículo.
RNTC veiculo: Refere-se a RNTC do veículo (Registro Nacional de Transportador de Carga).
RNTC reboque: Refere-se a RNTC do reboque.
Nome motorista: Nome do motorista.
ID Rastreabilidade/Box: Refere-se ao identificador de rastreabilidade do veiculo.
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A geração de pedido e consequentemente nota fiscal, corresponde aos códigos expresso em saídas da tabela CFOP 5949. Isso significa que ele identifica a saída de mercadorias ou de serviços que foram prestados de forma não especificada e também utilizada nas notas de uso e consumo. Além disso, a definição desse código na tabela CFOP indica que o serviço ou mercadoria registrada em saída ocorreu no mesmo estado que está situado a empresa. Nesse caso, é importante salientar que esse código só é utilizado quando a mercadoria ou o serviço prestado não se encaixa nas outras especificações e códigos definidos na tabela CFOP. Sendo assim, o código 5949 é utilizado para mercadorias e serviços prestados que não foram especificados por nenhum outro código da tabela. Logo abaixo temos o pedido de cliente com o campo Tipo de Movimento 580.
Em seguida a descrição técnica da CFOP da nota.
Regras fiscais cadastradas no Tipo de Movimento
Exemplo de nota gerada a partir das configurações no Tipo de Movimento.
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A emissão de nota fiscal referente às baixas de estoque no código CFOP 5.927 (lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração), sempre que constatadas perdas em estoque, devido ao fato das mercadorias comercializadas serem perecíveis ou mesmo por roubo, furto, desaparecimento ou deterioração.
Neste caso o usuário irá gerar um pedido com os itens que terão sua baixa de estoque registradas e em seguida gerada a nota para ajuste fiscal.
Logo abaixo temos o pedido de cliente com o campo Tipo de Movimento 927.
Em seguida a descrição técnica da CFOP da nota.
Regras fiscais cadastradas no Tipo de Movimento
Exemplo de nota gerada a partir das configurações no Tipo de Movimento.
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E muito comum um estabelecimento promover a venda de várias unidades de produto(s) em conjunto, acondicionados em embalagem promocional, na qual conste, além dos dizeres normais, e como apelo promocional, o slogan: a) "leve 12 (doze) unidades e ganhe 1 (uma) grátis" ou; b) "kit de produtos - escova de dentes mais fio dental".
Neste caso o usuário irá gerar um pedido com o Tipo de Movimento 592, informando ao sistema que se trata de uma operação de geração de kit para venda.
Abaixo podemos ver a abertura de um pedido utilizando o Tipo de Movimento 592.
Em seguida a descrição técnica da CFOP da nota.
Regras fiscais cadastradas no Tipo de Movimento
Exemplo de nota gerada a partir das configurações no Tipo de Movimento.
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Sempre que a empresa precisar dar entrada ou saída de nota fiscal de um produto que possui características muito diferentes das utilizadas no seu cadastro para venda, deverá fazer uso das notas fiscais de reclassificação, também conhecido como formação de kits ou sua desagregação. Essas notas fiscais deverão ser emitidas em nome da própria empresa, utilizando na entrada o CFOP 1926 e na saída, como vimos anteriormente, o CFOP 5926.
Esse recurso é muito utilizado no setor de açougue, quando a empresa compra peças inteiras e vende cortes, ou nas madeireiras que compram madeira em metros cúbicos e vendem na forma de tábuas, caibros ou ripas.
É necessário que no cadastro de produtos conste, tanto os produtos na forma como serão vendidos, como na forma como foram adquiridos.
Em seguida a descrição técnica da CFOP da nota.
Regras fiscais cadastradas no Tipo de Movimento
Exemplo de nota gerada a partir das configurações no Tipo de Movimento.
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É muito comum, além das vendas, a realização, pelas empresas industriais e comerciais, de operações de remessa de mercadorias a título de amostra grátis, bonificação, doação e brinde.
Abaixo temos um exemplo de pedido com o Tipo de Movimento 505.
Em seguida a descrição técnica da CFOP da nota.
Regras fiscais cadastradas no Tipo de Movimento
Exemplo de nota gerada a partir das configurações no Tipo de Movimento.
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A nota de remessa para conserto ou reparo é gerada quando o produto adquirido por um cliente apresenta defeitos e é entregue para reparos. Sua empresa encaminha a um terceiro ou devolve para a empresa que comprou para fazer o conserto e, para isso, precisa da nota. O documento poderá estar suspenso ou isento de impostos, dependendo do estado, e o retorno pode ocorrer no prazo máximo de 180 dias.
A geração da nota de remessa poderá ser feita a partir de um pedido com o tipo de movimento 509.
Em seguida a descrição técnica da CFOP da nota.
Regras fiscais cadastradas no Tipo de Movimento
Exemplo de nota gerada a partir das configurações no Tipo de Movimento.
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Cadastro Depósito/Almoxerifado
Cadastro Natureza de Operação Fiscal (CFOP)
Cadastro UF (Unidade de Federação)
Cadastro Tipo de Pessoa - Física / Jurídica
Cadastro Tipo de Regime Fiscal - ICMS
Cadastro Tipos de Clientes - Ramo de Atividade
Cadastro Condições de Pagamento