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X-ERP - Abertura de Pedido - Desenho do processo |
Atividades do processo:
Este cenário descreve o momento em que um suposto cliente entra em conta com o departamento comercial da empresa para solicitar abertura de um orçamento ou um pedido. |
No menu principal, selecione: Comercial -> Faturamento -> Orçamento de Cliente ou Pedido de Cliente.
Orçamento de Cliente ou Pedido de Cliente tem como pré requisitos.
1) Permissão de acesso ao formulário Orçamento de Clientes ou Pedido de Clientes; 2) Data da abertura do Orçamento/Pedido é obrigatória; 3) Seleção do cliente pré cadastrado no sistema; 4) Seleção da condição de pagamento pré-cadastrada; 5) O numero do Orçamento/Pedido; 6) O tipo de Documento; 7) O depósito de orígem do produto;
O responsável pela abertura de Orçamento/Pedidos, deve por preencher o fomulário onforme imagem abaixo.
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Esta é uma operação realizada automaticamente pelo sistema:
Quando o usuário selecionar o cliente do Orçamento/pedido, os sistema irá verificar se existe pendência financeira para este cliente, caso afirmativo, será mostrado mensagem na tela com o valor do débito em aberto.
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Após preencher todas as informações necessárias, o usuário irá salvar o Orçamento/Pedido. Caso o formulário seja de Orçamento, o sistema irá registrar a situação do pedido como Orçamento e aguardará a confirmação de compra por parte do cliente.
Caso o formulário seja de Pedido, vários eventos serão gerados pelo sistema e também solicitando a intervenção do usuário para comcluir o pedido. |
Quando o cliente confirmar a compra a partir do pedido, é necessário que o Orçamento feito anteriomente seja transformado em pedido. Para fazer isso, basta entrar no Orçamento (no formulário de Pedido de Clientes) e atualizar o formulário clicando em Alterar.
Este procedimento irá transformar o Orçamento em um Pedido de Clientes. |
No formulário de Pedido de Clientes o usuário pode gerar uma nota de venda de mercadoria com tipo de movimento 500 CFOP 5102/6102 e atualizará o fiscal; |
Esta é uma operação realizada automaticamente pelo sistema:
•Toda a operação de devolução de mercadoria com geração de nota pelo cliente ou pelo sistema, será atualizado o registro fiscal. |
Esta é uma operação realizada automaticamente pelo sistema:
O almoxarife recebe os itens devolvidos e confere com a nota de devolução. neste processo, ele deve verificar tanto a quantidade quanto a qualidade dos itens devolvidos. caso os itens esteja me perfeitas condições irá incorporar os itens de estoque no almoxarifado. |
No menu principal, selecione: Comercial -> Nota Fiscal Eletrônica -> Movimentação de NF-Eletrônicas.
Movimentação de NF-Eletrônicas tem como pré requisitos.
1) Permissão de acesso ao formulário Movimentação de NF-Eletrônicas; 2) Número da nota gerada pelo sistema;
Caso a nota de devolução for gerada pelo sistema, o usuário deverá utilizar o programa Movimentação de NF-Eletrônicas para enviar a nota ao SEFAZ para aprovação.
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Fechamento de Caixa: é um processo financeiro como o próprio título informa. Está aqui descrito apena para tornar mais claro o fluxo da informação nas situações onde o usuário não gera a nota no pedido e sim no fechamento de caixa.
Para pedidos que tenham ficado em aberto no sistema (isso é parametrizado na configuração do Sistema), podem ser recebidos e entrar no fluxo de caixa por esse programa,
Quando é concluído um recebimento no caixa ocorre algumas ações, sendo elas: •Alteração da situação do pedido de A – Aberto para P – Pago;
•Quando o pedido fica com situação de P – Pago, ele se torna faturado o sistema realiza a baixa de estoque dos itens;
•Quando há um recebimento no fechamento de caixa o sistema gera um título que pode ficar com situação de aberto ou pago.
•Ainda há uma situação de quando o cliente faz uma devolução de item o sistema gera um titulo de crédito que fica disponível
Para utilização, segue abaixo cada situação especifica:
•Títulos em Aberto: Há dois tipos de documento podem alterar a situação do pedido de Aberto para Pago. Porém esses documentos ficam em aberto podendo ser recebido posteriormente pelo financeiro. Esses documentos são o boleto e Pendência;
•Títulos Pagos: Alguns documentos assim que são criados já ficam com situação de pago, quando o cliente paga em Dinheiro, Cartão de Credito e Debito, já são finalizados ficam com situação paga;
•Títulos de Credito: Quando um cliente efetua uma devolução de mercadoria, o sistema gera um titulo negativo, a ser utilizado em um momento oportuno a ser escolhido pelo cliente. Quando o cliente tem um credito o sistema mostra esse valor disponível para utilizar no fechamento de caixa. E quando é utilizado o título de Credito fica Pago.
•O sistema gera um Borderô que mostra como o(s) pedido(s) foram recebidos com cada documento(s) pago(s) e em que conta entrou esse(s) valor(es);
•Relatório de Fechamento de Caixa: Esse relatório exibe, um os registro de tudo que saiu e entrou financeiramente em determinada conta no financeiro. No final desse relatório o sistema também faz um totalizador, mostrando os totais de cada tipo de documento; |
Caso a empresa trabalhe com Vendedores, há possibilidade de incluir ele em seu cadastro dentro do sistema, o sistema possui programas que podem controlar e gerar comissões a vendedores, além de também estipular e registrar a meta de Venda a ser adotada, isso precisa ser previamente parametrizado no sistema:
Comissão de Vendas: O usuário com acesso a parametrizar as comissões dos vendedores deverá fazer algumas escolhas pode direcionar o valor da comissão do vendedor por região comercial, por cliente, por grupo de Produtos, por família de produto, por um produto especifico, por prazo médio informando qual o percentual de comissão o vendedor terá dentro de uma venda (pedido faturado) e qual será o valor dentro da venda realizada se destina ao percentual comissão para a empresa;
Metas de Vendas: Há possibilidade de parametrizar um valor de meta a ser atingida pelo vendedor, para que suas comissões possam ser calculadas pelo sistema, isso deve ser informado mês a mês; |
Natureza da Operação: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros |
C.F.O.P.: 5102/6102 Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou estabelecimento de outra cooperativa. |
Fundamentos Legais: Base de Cálculo: Valor do Produto (se não houver benefício de redução) ICMS: Base de Cálculo X Alíquota vigente no Estado – Ex. PR (aliq.18%) |
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