<< Click to Display Table of Contents >> Conhecimento de Transporte Eletrônico |
![]() ![]() ![]() |
|
Gerar o Conhecimento de Transporte Eletrônico que é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção e autorização de uso, pelo Fisco.
|
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) tem como pré requisitos:
1)Tipo de Colaborador;
2)Data;
3)Entrada / Saída;
4)Numero documento;
5)Valor.
No menu principal, selecione: Comercial -> Conhecimento de Transporte Eletrônico -> Conhecimento de Transporte Eletrônico
O formulário de preenchimento das informações do CT-e é bastante extenso, porem utilizando o recurso de importação da NF-e torna-se um processo simples.
Para melhor entendimento, vamos dividir o fomulário e seus respectivos blocos de informações do CT-e.
No inicio do fomulário temos os campos de busca dos conhecimentos já gravados.
Conhecimento: Seleção de CT-e´s já gravados.
Filtro: filtrar escolhendo as opções de busca.
Em seguida passamos para os campos de informações padrão para todo o formulário:
Arquivo XML da NF-e a ser transportada: Opção de seleção da nota a ser transportada, que no exemplo abaixo se encontra no disco rigido da maquina do usuário.
Serie: Assim como na NF-e, o CT-e tambem possui numero de série que deve ser observada a cada geração de CT-e.
Numero: Número sequencial de CT-e gerado pela empresa.
Data de emissao: data da emissão do CT-e.
Situação do CT-e: Status do CT-e podendo variar entre: Status CT-e
|
Quando o usuário importa a NF-e que será transportada, muitos dos campos desta aba serão preenchidos de maneira automática.
Os demais campos o usuário deverá preencher conforme a necessidade da empresa e as particularidades do transporte.
A seguir listamos as abas com os campos os campos relacionados ao formulário de geração de CT-e.
Indicador pagamento: Indica situação do pagamanto do CT-e: Pago, a pagar, outros Depósito/Estabelecimento: Depósito de onde saiu a mercadoria a ser transportada. Remetente: Empresa geradora do CT-e. Expedidor: Quem esta enviando a mercadoria. Recebedor do Serviço: Quem receberá a mercadoria. Destino de Servico: Quem receberá a mercadoria. Indicador do papel do tomador do servico no CT-e? O Tomador do serviço é aquele que contrata a prestação de serviços de transporte do transportador e deve receber o XML do CT-e ou o DACTE: Remetente, Expedidor, recebedor, Destinatário, Outros. Tomador do Servico: Quem paga o frete. Natureza da operação: Transporte rodoviário de cargas
Tipo de Modal: Modalidade de transporte:
Gerenciador de Riscos: Gerenciador de Riscos* Numero do(s) Lacre(s): Numero do(s) Lacre(s)* Manifesto: Número MDF (Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico)
Valor frete: Valor do frete. Valor CAT: Custo Adicional de Transporte. Valor despacho: Valor de despacho. Valor outros: Outras despesas de frete. Valor pedagio: Valor total de pedágio. Valor total: valor total do CT-e calculado automaticamente pelo sistema. Campos relacionados a tributação ICMS no transporte de cargas. Obs: Quando um comercio ou uma indústria utiliza veículos próprios para entregar as suas próprias mercadorias ao clientes, mesmo que realiza a cobrança do frete na nota de venda, NÃO estará prestando serviço de transporte para ser tributado pelo ICMS separadamente.
Carga e Descarga: Prazo para carga e descarga do veículo (prazo máximo 5 horas). Diárias e Estadias: Valor de diarias e estadias. Base Calc. INSS: Base de calculo de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Valor INSS: Valor calculado pelo sistema. Sest/Senat: Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos.Serviço atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado. Valor IRRF: Valor IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). CIOT: Código Identificador da Operação de Transportes Motorista: Nome do motorista do veículo que irá fazer o transporte previamente cadastrado. Placa: Placa do Veículo. Placa da Carreta: Placa da carreta previamente cadastrada.
Tipo Forma de Emissão CTe: De que forma será solicitada a aprovação do CT-e pela receita:
Tipo do CTe: Seleção do tipo de ct-e que está emitindo, o sistema traz como padrão 0 - Normal.
Chave CT-e Referenciada: Dependendo do tipo de ct-e emitido será necessário informar a chave do CT-e referenciado. Chave cte: Chave do CT-e gerado automaticamente pelo sistema. Modelos de Documentos Fiscais: Informar o numero do documento fiscal. (57 - Conhecimento de Transporte Eletronico) Chave mdfe: Quando o CT-e faz parte de um MDF-e, é necessário informar a chave do MDF-e neste campo.
Numero recibo: Recibo gerado pela Receita e retornado no xml. Data hora recebimento: Data e hora do recebimento do CT-e na Receita. Protocolo emissao: Numero do protocolo de emissão gerado pela Receita. Data autorizacao: Data de autorização do CT-e na Receita.
Tipo Sevico: Tipo de Serviço CT-e
O Recebedor retira no Aeroporto, Filial, Porto ou Estação de Destino? Informa onde o recebedor irá retirar a mercadoria transportada. Detalhes do Retirada: Informações necessárias para retirada da mercadoria. Observações Gerais: Comentarios gerais que o emitente do CT-e queira destacar. Movimento Cte: Link redireciona documento para o programa de envio para a receita Movimento de CT-e. Carta de Correcao: Link redireciona documento para o programa para geração de Carta de Correção de CT-e. Gera XML do conhecimento: Salva o arquivo xml do CT-e em disco. Emissão da DACTE: Emissão da DACTE em formato pdf para impressão. Emissão do Manifesto: Emissão do MDF-e com a relação de CT-e. |
A Aba notas transportadas está relacionada as notas que fazem parte do CT-e.
Quando a nota que será transportada é importada, a maioria dos campos serão preenchidos automaticamente. Em caso de preenchimento manual, o usuário deve informar os valores da nota transportada.
A imagem abaixo mostra os campos principais desta aba já preenchidos.
Chave NF-e: Chave da nota Fiscal Eletrônica.
Pedido: Número do pedido. Romaneio: Núemro do romaneio. Serie da Nota: número da série da nota Num.Documento: Número do documento. Modelos de Documentos Fiscais: Seleção do Modelo do Documento Fiscal. Data de Emissão NF: Data da emissão da nota fiscal. Base Calc.ICMS NF: Base Calc.ICMS NF Valor ICMS NF: Valor ICMS NF Base ICMS ST NF: Base ICMS ST NF Vl.ICMS ST NF: Vl.ICMS ST NF Vl.Prod. NF: Vl.Prod. NF Vl.Total NF: Vl.Total NF Peso NF: Peso da mercadoria especificado na NF-e CFOP Principal NF: CFOP espcificado na NF-e PIN SUFRAMA: PIN SUFRAMA Qtde.Volume: Qtde.Volume na NF-e
Tipo Doc. Outros: Número do pedido. Tipo de Doc
Doc.Outros: Outro documento não listado. Data de Emissão Outros: Data de Emissão do documento Valor Doc.Outros: Valor do documento. Data Prev.Entr.Outros: Data Prev.Entrada documento. Especie: Especie. Natureza: natureza do documento. |
A Aba valores do CT-e irá mostrar o valores totalizados do CT-e.
Os campos de dados operacionais são auto explictativos.
Os campos de dados adicionais peracionais são preenchidos automaticamente no carregamento da NF-e. |
A Aba Documentos Adicionais possui os campos onde o usuário poderá informar a chave das NF-e que compõe o CT-e.
A aba Documentos Originários Irá listar as chaves das notas do CT-e.
|
Após configurar todas as informações necessárias selecione Salvar/Alterar.
O sistema irá emitir mensagem de sucesso na geração do CT-e, como podemos observar na imagem abaixo.
Em seguida já podemos observar o CT-e já disponível no programa Movimento CT-e para aprovação na Receita.
Neste estágio, basta selecionar o CT-e desejado e em seguida Atulizar para solicitar aprovação.
Finalmente após aprovação com sucesso e impressão da DACTE, o sistema atualiza a situação do CT-e como emitido (DACTE emitido).
|
Seleção de Notas para Carregamento - CTE