<< Click to Display Table of Contents >> Processo Faturamento de Pedido pelo caixa |
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Atividades do processo:
Este cenário descreve o procedimento para o faturamento do pedido via fechamento de caixa no financeiro. O Fechamento de Caixa tem a função de faturar os pedidos que tenham ficado em aberto no sistema, esta é uma opção parametrizada na configuração do sistema onde é informada qual a forma a empresa deve fazer o fechamento de seus pedidos. |
No menu principal, selecione: Financeiro -> Caixa -> Fechamento de Caixa.
Fechamento de Caixa tem como pré requisitos.
1) Permissão de acesso ao formulário Fechamento de Caixa; 2) Conta caixa é obrigatória; 3) Seleção do cliente pré cadastrado no sistema (Número do cartão do cliente ou código cliente);
Após o usuário entrar com os dados obrigatórios acima, o sistema irá mostrar os dados cadastrados do cliente e carregar todos os pedidos em aberto deste cliente.
O responsável pela abertura de Orçamento/Pedidos, deve por preencher o fomulário conforme imagem abaixo.
oselecione a conta Para que possa ser feito o faturamento do pedido é necessário que uma conta seja selecionada. oNúmero do Cartão do Cliente Após preenchido esse campo, o sistema lista os dados cadastrais deste cliente. oDados do Pedido No campo Dados do Pedido o usuário podera informar se vai emitir NF NF-e C e Romaneio.(Selecionar o campo checkbox em caso de SIM). * Se a opção FECHAR não for selecionada, não será gerado a nota. oInformar o desconto Ainda no campo Dados do Pedido, o usuário poderá informa desconto antes de fechar o pedido. O valor do desconto pode ser informado em porcentagem ou valor total de desconto. O programa irá cacular o valor líquido a pagar. oInformar as formas de pagamento Um pedido pode ser pago de varias formas, a vista, parcelado, faturado e tambem pode ser pago com varios tipo de documentos como: com um boleto bancário, dinheiro, deposito bancario, cheque e muitas outras formas que o usuário pode parametrizar. oDados do Recebimento; Conforme configuração dos campos em formas de pagamento, o próprio sistema irá calcular o valor das parcelas caso o pagamento seja parcelado. Caso o tipo de documento para pagamento seja cheque, o sistema irá liberar os campos para preenchimento dos campos das informações do cheque. oTroco, observações e Fechamento de Caixa O sistema informa o valor do troco . O usuário realiza a devolução.
Concluído o recebimento no caixa
Quando é concluído um recebimento no caixa ocorre algumas ações, sendo elas:
•Alteração da situação do pedido de A – Aberto para F – Faturado; •Quando o pedido fica com situação de F – Faturado, ele se torna faturado o sistema realiza a baixa de estoque dos itens; •O sistema gera um Borderô que mostra como o(s) pedido(s) foram recebidos com cada documento(s) pago(s) e em que conta entrou esse(s) valor(es);
Emissão de comprovantes; Ao concluir o recebimento alguns comprovantes estarão disponíveis para impressão: Emissão de Pedidos; Emissão de Romaneio; Emissão do Demonstrativo; Emissão da Liberação de Pedidos; Emissão de Boletos; |
Caso a opção Nota? esteja selecionada, esta é uma operação realizada automaticamente pelo sistema:
Quando o usuário selecionar o Gerar Nota, o sistema irá gerar uma nota de venda de mercadoria (TM 500) com C.F.O.P.: 5102/6102. |
Esta é uma operação realizada automaticamente pelo sistema:
•Quando há um recebimento no fechamento de caixa o sistema gera um título que pode ficar com situação de aberto ou pago. Ainda há uma situação de quando o cliente faz uma devolução de item o sistema gera um titulo de crédito que fica disponível para utilização, segue abaixo cada situação especifica: ➢Títulos em Aberto: Há dois tipos de documento podem alterar a situação do pedido de Aberto para Pago. Porém esses documentos ficam em aberto podendo ser recebido posteriormente pelo financeiro. Esses documentos são o boleto e Pendência;
➢Títulos Pagos: Alguns documentos assim que são criados já ficam com situação de pago, quando o cliente paga em Dinheiro, Cartão de Credito e Debito, já são finalizados ficam com situação paga;
Títulos de Credito: Quando um cliente efetua uma devolução de mercadoria, o sistema gera um titulo negativo, a ser utilizado em um momento oportuno a ser escolhido pelo cliente. Quando o cliente tem um credito o sistema mostra esse valor disponível para utilizar no fechamento de caixa. E quando é utilizado o título de Credito fica Pago. |
No menu principal, selecione: Comercial -> Nota Fiscal Eletrônica -> Movimentação de NF-Eletrônicas.
Movimentação de NF-Eletrônicas tem como pré requisitos.
1) Permissão de acesso ao formulário Movimentação de NF-Eletrônicas; 2) Número da nota gerada pelo sistema;
Caso a nota de devolução for gerada pelo sistema, o usuário deverá utilizar o programa Movimentação de NF-Eletrônicas para enviar a nota ao SEFAZ para aprovação. |
Natureza da Operação: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros C.F.O.P.: 5102/6102 Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou estabelecimento de outra cooperativa. Fundamentos Legais: Base de Cálculo: Valor do Produto (se não houver benefício de redução) ICMS: Base de Cálculo X Alíquota vigente no Estado – Ex. PR (aliq.18%) |